Protótipo Individual do Objeto Paramétrico
O objeto abaixo foi criado modificando alguns dos parâmetros do objeto proposto em grupo a partir da discussão em sala acerca da parametrização da arquitetura.
Objeto pensado em grupo:
A ideia inicial do grupo era criar um objeto interativo composto por um eixo central e por peças. Nesse primeiro momento foi imaginado um eixo em formato de paralelepípedo retangular e peças com aberturas em suas laterais ou em seu centro que permitissem o encaixe delas ao eixo. Foram pensadas tanto peças com formatos geométricos, quanto peças compostas por formas orgânicas, abrindo a possibilidade para que quem utilizasse o objeto tivesse a oportunidade de escolher quais tipos de peça gostaria de adicionar à criação.
A primeira sugestão levantada pelo grupo era de fazer um eixo central já elevado por apoios colocados em seus vértices, mas com o intuito de promover uma interação mais profunda com o objeto, optou-se por não colocar tais estruturas de suporte, deixando a critério do usuário se ele deseja que a estrutura seja elevada ou não, resultado que pode ser obtido através da utilização das peças disponíveis.
Protótipo individual:
A partir da proposta de produzir um objeto individual com base na ideia apresentada pelo grupo, modificando alguns dos parâmetros, decidi alterar o eixo central, a escala e as aberturas das peças, de maneira a tentar promover uma maior interatividade com o dispositivo.
Eixo:
Substituindo o eixo paralelepipedal único, propus quatro eixos centrais de tamanhos parecidos, permitindo o encaixe de peças em diferentes angulações e de maneiras ainda mais diversas. Além da mudança de formato, a forma que criei é também menos larga do que a que havia sido concebida inicialmente pelo grupo.
Peças:
Objeto montado:
Abaixo estão duas perspectivas do objeto montado por mim, utilizando os quatro eixos e brincando com o encaixe das peças, que não estão restritas a serem encaixadas somente no eixo, mas também umas às outras.
Todos o parâmetros modificados da ideia inicial no protótipo individual ampliaram ainda mais as possibilidades de interação com o objeto. Mais eixos centrais foram criados, aumentando as formas de encaixe, os cortes laterais também fizeram isso ao permitir a conexão entre as peças independentemente do eixo central, mas eu acho que as peças deviam ter mais cortes para aumentar ainda mais a quantidade de formas de montar o objeto.
ResponderExcluirO aparato cumpre o objetivo de possibilitar diversos formatos e utilidades ao criar vários seguimentos e eixos na peça. Ele se torna ainda mais interessante, uma vez que não necessita de uma base definida e regras de uso, já que todas as partes podem se conectar em quase qualquer ponto e montar diferentes objetos.
ResponderExcluir