Intervenção final Sons da Mata

 Momento 1: Escolha do local

Após um passeio pelo MHNJB escolhemos um local para a intervenção. A escolha do espaço foi guiada pelas sensações que tínhamos nele e pela percepção de um potencial de provocação dele. Esse processo é tratado com maior detalhe em um post anterior do blog. 


Momento 2: Performance,  Rede de Implicações e SketchUp sensitivo  

Depois de escolher o local, era necessário entendê-lo melhor em termos de espacialidade e das sensações provocadas por ele. Assim, em grupo, tivemos uma conversa sobre como nos sentíamos no anfiteatro, quais eram os elementos marcantes dele e quais eram as nossas percepções daquele espaço. Guiados por essa conversa, elaboramos uma rede de implicações do anfiteatro e montamos uma performance com o intuito de realizar uma exploração mais profunda das dimensões do local e dos elementos que gostaríamos de ressaltar em nossa intervenção. Por fim, foram criados SketchUps sensitivos do local.


Momento 3: Levantamento espacial 

O passo seguinte foi realizar um levantamento técnico das medidas do anfiteatro e de seus elementos. Com os instrumentos adequados e utilizando a técnica da triangulação, coletamos os dados espaciais do local que seriam essenciais para a nossa intervenção. Para representar essas medições o grupo realizou alguns desenhos.


Momento 4: Entrevistas 

Para compreender o local plenamente não basta saber suas medidas e características físicas, é necessário também ter conhecimento de como aquele espaço é percebido e apropriado pelos indivíduos que o frequentam. Para tanto, realizamos algumas entrevistas na região do museu. 


Momento 5: Projeto criativo 

Guiados pelas informações que obtivemos com as entrevistas e medições, realizamos uma discussão para criar o projeto da intervenção. Tal projeto foi representado em formato de storyboard e as ideias nele contidas foram aprimoradas a partir de críticas posteriores.


Momento 6: Projeto técnico 

Partindo do projeto criativo, discutimos com os professores como o realizar na prática e elaboramos em conjunto o projeto técnico da intervenção. 


Momento 7: Compra dos materiais 

A partir do projeto técnico montamos uma lista dos materiais necessários para a intervenção e os compramos. 


Momento 8: Montagem e testagem dos protótipos para a intervenção 

Tendo em perspectiva o emprego da eletrônica no projeto, era necessário realizar testes antes do dia da intervenção, portanto, montamos os protótipos e os testamos com o auxílio dos professores. 


Momento 9: Finalização das versões finais dos protótipos testados 

Quando os protótipos funcionaram, os aprimoramos e montamos as versões que seriam de fato utilizadas na intervenção. 


Momento 10: Montagem da intervenção no MHNJB 

No dia 21 de julho a intervenção foi montada no MHNJB. 

Comentários

Postagens mais visitadas