Gincana: Objeto Paramétrico

 No dia 19/05, a partir de palavras-chave pesquisadas individualmente, foi introduzido aos alunos o conceito de parametrização, a partir do qual tivemos que formular uma discussão em grupo e posteriormente propor um objeto paramétrico interativo. 

Palavras-chave: 

1- Waffle: A palavra waffle faz referência a um tipo de sistema estrutural que geralmente apresenta formato de malha quadrangular e possui curvas que conferem a ele um aspecto mais orgânico. Frequentemente a estrutura de waffle é utilizada para cobrir grandes extensões sem a necessidade de colunas de sustentação. Tal sistema é modelado através de softwares como Rhino ou Grasshopper.

Metropol Parasol - Sevilha, Espanha

2- Paneling: criação de painéis 

3- Slicing: fatiar algo, cortar algo em lâminas, cortar algo em pedaços menores 

4- Grasshopper: Grasshopper é um aplicativo de programação para iniciantes. Aplicado à arquitetura, o software é útil para criar modelos que podem ser facilmente modificados. A popularização do app se deve ao fato de ser uma plataforma bastante intuitiva, na qual os designers podem realizar experimentações e solucionar problemas de maneira relativamente simples. 

5- Cardboard Design: Através da manipulação do papelão, material básico e utilitário, é possível criar diversas coisas, de pequenas esculturas até mesmo móveis para a casa. Em geral, é utilizado um tipo específico de papelão mais resistente, que é colocado em camadas sobrepostas com o intuito de conferir maior resistência às formas criadas. 

Contour Chair - Frank Gehry


6- Cardboard Architecture: Com os atrativos de ser um material de baixo custo, sustentável e reciclável, o papelão passou e ser empregado também na arquitetura. Utilizando as técnicas adequadas de preparo e manuseio do material, estruturas criadas de papelão podem ser incrivelmente duradouras e funcionais. 

Igreja de Papelão - Shigeru Ban

7- Parametric Architecture: A arquitetura paramétrica está relacionada à utilização de parâmetros pré-definidos no processo de criação de um projeto arquitetônico, utilizando de tecnologias computacionais e algoritmos para criar as novas formas. A parametrização da arquitetura permite a exploração de diferentes formas de maneira rápida e fácil, sem ter que elaborar manualmente modelos individuais para cada construção que se pretende projetar. Nesse sentido, cada passo ao projetar uma estrutura serve para remodelar e redirecionar o próximo passo. 

Heydar Aliyev Center - Zaha Hadid Architects

8- Fabricação Digital: A fabricação digital é um meio de se produzir objetos por meio de processos aditivos ou subtrativos. Em outras palavras, pode-se dizer que se trata da materialização - por meio da utilização de um maquinário automatizado - de um objeto ou produto projetado utilizando softwares digitais. A fabricação digital, no entanto, não fica restrita a objetos, podendo também ser empregada na arquitetura e em diversas outras áreas. 

Concrete Coreography

9- Impressora 3D: Equipamento que possibilita a impressão 3D, processo de fabricação por adição que consiste na adição de materiais por camadas. 


10- CNC Fresa: As fresadoras possibilitam processos de fabricação por subtração, uma vez que são responsáveis por esculpir objetos a partir de um bloco sólido. Na CNC Fresa são utilizados braços robóticos que aumentam as possibilidades de movimentos possíveis realizados pela máquina, permitindo uma maior complexidade nos objetos produzidos. 


11- CNC Laser: Equipamento de fabricação por subtração que realiza cortes ou desenhos em materiais a partir da utilização de laser. 

12- Prototipagem rápida: A prototipagem rápida é um método, geralmente associado à fabricação digital, que prevê a criação de um protótipo, ou seja, de um modelo preliminar de determinado produto, para que ele seja analisado e se identifiquem nele determinados erros que precisam ser corrigidos antes de enviar o modelo final para a fabricação em massa. Em suma, é uma amostra que permite que a equipe de criação verifique o resultado do seu trabalho e possa alterá-lo para assegurar um melhor resultado final, por meio de um objeto de alta fidelidade, mas que não tem alto custo financeiro, nem material. 

13- Parametric Modeling: A modelagem paramétrica é um tipo de software responsável por promover economia de tempo no processo de criação de um design, uma vez que elimina a necessidade de projetar novamente o design toda vez que é preciso alterar alguma de suas características. 


Discussão em grupo: 

Dentre os diversos tópicos que foram abordados na discussão em grupo acerca dos processos de parametrização, três argumentos favoráveis a esse modelo de projeto ganharam destaque. Em primeiro lugar, foi apontado como a enorme diversidade de ferramentas e ações disponíveis são capazes de facilitar a liberdade de criação e de modificação de um projeto enquanto ele está sendo concebido. Em segundo lugar, foi defendida a tese de que uma vez que esse conjunto de ferramentas possibilita a concepção de formas mais flexíveis, de forma que o projeto possa ser alterado ao longo do processo de design de acordo com novas necessidades que surjam, a parametrização encoraja uma maneira não destrutiva de criação, isto é, não é necessário começar algo do zero cada vez que surge uma demanda de mudança, basta alterar os parâmetros necessários e prosseguir com o design. Por fim, embora não seja uma característica inerente à parametrização, a modelagem paramétrica abre possibilidades de fuga do formalismo, facilitando diferentes possibilidades de articulação e de uso do objeto criado. 


Objeto paramétrico criado em grupo: 

Ao final das discussões acerca da parametrização nos processos de design, o grupo propôs um objeto paramétrico cuja ideia principal era ser algo que promovesse maiores possibilidades de interação entre sujeito e objeto. 

O objeto concebido pelo grupo é composto de um eixo central e de peças de encaixe. O processo de criação dele e suas características mais específicas podem ser encontrados no post do blog do dia 1 de junho


Comentários

Postagens mais visitadas